EURHO

A EURHO – European Rural History Organization (Organização Europeia de História Rural) foi criada em Setembro de 2010, por ocasião do congresso internacional Rural History 2010, que decorreu na Universidade de Sussex, Brighton, Reino Unido.

A EURHO resultou da iniciativa conjunta de várias redes europeias de História Rural, nomeadamente CORN (Comparative Rural History of the North Sea Area), PROGRESSORE (Acção COST A35, Programme for the Study of European Rural Societies) e Rural History Network (da European Social Science History Conference), sendo hoje constituída por um conjunto de associações e instituições académicas de vários países europeus.

O objectivo principal da EURHO é promover a história rural na Europa através do apoio à investigação, ao ensino e à publicação. Pretende-se interdisciplinar e acolhe todos os estudos rurais que usem ou contribuam para a análise histórica.

Quer na primeira edição (Brighton 2010) quer nas edições seguintes (Berna 2013, Girona 2015, Louvaina 2017, Paris 2019), os congressos da EURHO têm evidenciado uma crescente abertura a questões e perspectivas emergentes, como a história das paisagens e as novas apropriações do espaço rural, as representações ficcionais, o associativismo rural e os movimentos sociais, o consumo, o género e o ambiente. Têm contado também com uma participação cada vez maior de investigadores e de temas não-europeus.

Anúncios